O que fazer no Jalapão, TO?

Venha viver as belezas do estado do Tocantins e conhecer o Jalapão!

O parque estadual do Jalapão (PEJ), com área de 1589km2 está situado entre os três principais municípios da região:

Ponte Alta do Tocantins com 7712 habitantes e 6491km2;
Mateiros com 2000 habitantes e 9682km2;
São Félix do Tocantins com 1700 habitantes e 1916km2;

Da densidade demográfica de 0,63 habitante por quilômetro quadrado vem o Nome de Deserto, o Deserto das Águas;

Já o Jalapão vem de uma planta nativa da região aliada à um costume dos boiadeiros que cruzavam a região. Por sua riqueza em água e veredas (tipo de relevo com vegetação rasteira que se mantém verde por todo o ano) o Jalapão recebia grande quantidade de boiadeiros que conduziam seus rebanhos pelas pastagens nativas da região.

Era e é de costume o consumo da raiz da Jalapa (Mandevilla ilustris) como depurativo; normalmente o consumo é feito com o tubérculo fracionado e embebido em cachaça;

Quando os boiadeiros chegavam aos botequins de beira de estrada pediam uma jalapa (dose normal) ou um Jalapão (dose dupla); daí o nome da região;



Em Ponte Alta estão a Lagoa do Japonês, cachoeira da Pedra Furada, o Morro da Pedra Furada, Talhado do Brejo do Boi, Cachoeira do Soninho, passagem do soninho, cachoeira da fumaça, cachoeira do caldeirão, Cânion da Sussuapara, cachoeira do lajeado, cachoeira do brejo da cama, cachoeira do Poço Encantado, Poço Encantado e Nascente do Peixinho;

Em Mateiros estão: Cachoeira da Velha, Prainha, Rio Novo, Dunas, Mirante da Serra do Espírito Santo, Fervedouro do Buriti, Fervedouro do Ceiça, Fervedouro do Soninho, Fervedouro do Buritizinho, Fervedouro do Encontro das Águas, Povoado Quilombola do Mumbuca, povoado do Mumbuca e Cachoeira do Formiga;

Em São Félix estão cachoeira da jalapinha, cachoeira do prata, povoado Quilombola do Prata, Fervedouro Bela Vista, Prainha do Rio Sono, Rafting no rio Sono(Novaventura), Fervedouro do Buriti, Cachoeira da Arara e Morro da catedral(Catedral Ecolodge);

De Palmas à Ponte Alta são 150km de asfalto (passando por Taquarussu);
de Ponte Alta à Mateiros 170km de terra;
de Mateiros à São Félix mais 80km de terra;
São Félix à Ponte Alta 150km de terra;
São Félix à Novo Acordo 150km de terra;

ImageTextOnHover

MORRO DA CATEDRAL

O morro chama a atenção pela sua grandiosidade. A designação do nome é por parecer um formato de uma catedral. Impressionante o visual.

ImageTextOnHover

SERRA DO ESPÍRITO SANTO

A Serra do Espírito Santo é uma das mais emblemáticas paisagens do Jalapão. Uma silhueta inconfundível e que se tornou marca registrada da região.

ImageTextOnHover

DUNAS

A areia ganha nova tonalidade com o intenso dourado que toma conta das Dunas do Jalapão ao pôr do sol.

ImageTextOnHover

PRAINHA DO RIO NOVO

A Prainha do Rio Novo, localizada a poucos metros da Cachoeira da Velha, tem longa faixa de areia branca, água tranquila e muita sombra.

ImageTextOnHover

BICA VEREDA

Vereda com piscina natural e ofurô, com iluminação, permitindo banhos noturnos até as 22:00hrs.

ImageTextOnHover

CACHOEIRA DO SONINHO

A forte queda, com cerca de trinta metros de altura, desafia os turistas a entenderem por onde escorre a água da Cachoeira do Soninho Grande.

ImageTextOnHover

CACHOEIRA DA FORMIGA

O intenso verde esmeralda da água da Cachoeira do Formiga encanta os turistas que visitam o Jalapão. A cachoeira está entre as mais belas da região e, com toda certeza, entre as mais visitadas.

ImageTextOnHover

CACHOEIRA DO POÇO ENCANTADO

A Poço Encantado é um monumento que mede cerca de 38 metros de altura total, divididos entre a parte de baixo da cachoeira com 20 metros e, logo após um pequeno platô, a de cima com 18 metros. Já o poço da cachoeira mede por volta de 50 metros de diâmetro, formando uma maravilhosa piscina natural.

ImageTextOnHover

FERVEDOURO BURITI

O Fervedouro do Buriti encanta pela linda cor da água, que varia entre verde e azul, a depender do sol, e também pelos grandiosos buritis que cercam o local.

ImageTextOnHover

FERVEDOURO BURITIZINHO

Com água extremamente transparente e de azul intenso, o Fervedouro do Buritizinho se destaca como um dos mais belos do Jalapão. Nadar em meio à natureza que cerca o local é uma experiência incrível e digna de muitas fotos.

ImageTextOnHover

FERVEDOURO DA CEIÇA

Primeiro fervedouro a ser divulgado para o público, o Fervedouro do Ceiça ainda hoje está entre os mais famosos e visitados do Jalapão. O poço tem uma nascente principal e a intensidade da pressão é bem alta, fazendo com que os visitantes flutuem com facilidade.

ImageTextOnHover

FERVEDOURO DO ALECRIM

A piscina do Fervedouro do Alecrim tem uma grande nascente principal, onde a pressão da água é maior, assim como a flutuação. Porém há outras fontes menores que também permitem a diversão.

ImageTextOnHover

Faça Download do Nosso Mapa!

ESTÁ ESPERANDO O QUE?

Faça já sua reserva e venha conhecer este paraíso chamado Jalapão.

Reservar